Você sabe a diferença?

O teste de gravidez de farmácia mede a quantidade de hormônio na urina e o exame Beta-HCG feito em laboratório mede a quantidade deste hormônio na corrente sanguínea. Assim, quanto mais hormônios estiverem presente, maior a segurança do resultado.

No entanto, o exame de sangue para saber se está grávida é o mais confiável e é o que detecta a gravidez mais cedo, enquanto que o teste de gravidez que se compra na farmácia pode conferir um resultado falso negativo se for realizado muito cedo, quando ainda existe pouca concentração de hormônios na urina.

Teste de gravidez inconclusivo

Se a mulher tomou algum remédio contendo hormônios ou está com uma quantidade abaixo da contagem do aparelho (menor que 25 mIU/ml) o resultado pode ser inconclusivo e deve-se repetir o teste após 5 dias, ou segundo a orientação médica.

Teste de gravidez positivo

Quando o teste de gravidez dá resultado positivo, isso indica que a mulher está grávida e deve começar a se preparar para receber o bebê, realizando o pré-natal e consultar um médico.

Teste de gravidez negativo

Se o resultado do teste de gravidez que se compra na farmácia der negativo, ainda assim a mulher pode estar grávida porque quando é realizado muito cedo e por isso, se a menstruação continuar atrasada e a mulher suspeitar de estar grávida deverá repetir o teste em 3 a 5 dias. No entanto, se o exame de sangue der negativo significa que ela realmente não está grávida.