Os exames de sangue têm que ser sempre em jejum?

Quase todos. O hemograma, testes para HIV, Rubéola e Sífilis, por exemplo, dispensa o jejum. Já para o exame de glicose exige jejum mínimo de 10 e máximo de 14 horas. Ocasionalmente, seu médico pode solicitar uma dosagem de glicose sem jejum, de acordo com sua avaliação clínica. Para o exame de triglicérides e as frações do colesterol exigem que você fique no mínimo 12 horas sem comer. Portanto, a necessidade e o tempo de jejum variam de acordo com o exame que será realizado.

Tomar água ‘quebra' o jejum?

Não. Porém tem que ser tomada com moderação, somente o suficiente para matar a sede. Beber muita água durante o jejum pode interferir nos resultados de alguns exames.

Qual o tempo ideal de jejum para a realização dos exames?

Para os exames que necessitam de jejum, o ideal é ficar de 10 a 12 horas de jejum, não podendo ultrapassar de 14 horas, pois jejum muito prolongado também pode interferir nos resultados.

Exames que pedem jejum têm de ser feitos sempre de manhã?

Não necessariamente. Desde que se obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns exames podem ser colhidos inclusive à tarde, sem nenhum problema. Porém alguns exames, como é o caso das dosagens de cortisol basal e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), entre outros, devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã, isto porque é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo. Portanto em caso de dúvidas acesse este site o link exames, que terá todas as informações necessárias.

Deve-se fazer dieta especial para a coleta de exames?

A dieta nos dias 2 ou 3 dias que antecedem a coleta deve ser a sua dieta habitual, sem exageros. Entretanto alguns exames, necessitam de dietas especiais, como por exemplo a Pesquisa de Sangue Oculto.

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Pode, especialmente o de triglicérides, frações do colesterol e ácido úrico. Uma cerveja ou um copo de vinho, no dia anterior é o suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é ficar 48 horas antes do exame sem ingerir bebida alcoólica.

Pode fumar antes da coleta de sangue?

O ideal é não fumar antes da coleta, pois a nicotina interfere em alguns exames como a curva glicêmica, e exames que necessitam colocar cateter, como cortisol, prolactina, etc

As crianças precisam de jejum para a coleta de exames?

Como já vimos nem todos os exames precisam de jejum. Para os exames que precisam de jejum, no caso de lactente, não há necessidade de jejum, a coleta poderá ser realizada antes da próxima mamada. Já para as crianças maiores o ideal é que permaneçam de 2 a 3 horas sem se alimentar antes da coleta.

Menstruação interfere nos exames?

Sim. Por exemplo, na de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Porém em caso de urgência, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: fazer higiene antes da coleta e coletar a amostra utilizando tampão vaginal, para que o sangue menstrual não se misture à urina. A coleta do exame citológico (Papanicolau) não deve ser realizada neste período. Para exames de sangue não há interferência.

O exame de gravidez (beta-HCG) pode ser realizado sem atraso menstrual?

O beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana fração beta) é um hormônio glicoprotéico secretado pela placenta 7 a 10 dias após a fertilização, e pode levar um tempo variável de pessoa para pessoa, para que tenhamos níveis mínimos deste hormônio, detectáveis no soro ou na urina. Realizar o exame sem atraso menstrual (mínimo desejável de dois dias) pode não detectar uma gravidez de poucas semanas, e o resultado será falso negativo ou termos níveis de indeterminação que deverão ser confirmados em coleta posterior.

A atividade física interfere nos exames?

Sim. A glicose, o Cortisol , a Prolactina, colesterol, triglicérides, etc, podem ser alterados por esforços físicos, por isso devem ser evitados antes da coleta.

Posso ingerir medicamentos antes da coleta de sangue?

Alguns remédios interferem nos exames, porém, somente seu médico pode suspender o uso dos medicamentos. O importante é que informe ao laboratório o nome dos medicamentos, e a dose que está sendo utilizada.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre, para verificação da causa. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir em alguns exames. Por isso é importante que consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer os exames.

No caso de exame de urina, tem que ser a “primeira da manhã”?

O ideal é a coleta da primeira urina da manhã. Se não for possível de acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, porém devem-se ficar horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. Esta coleta deve ser realizada em frasco apropriado, seco e estéril, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Urina só pode ser colhida no laboratório?

Vai depender do exame, para cultura de urina o ideal é que seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa e enviada ao laboratório, refrigerada, em até 30 minutos.

Devo ingerir mais líquidos para realizar a coleta da urina de 24 horas?

Os exames na urina de 24 horas, geralmente, servem para avaliação da função renal, portanto, o paciente deverá manter a ingesta de líquidos normal do seu dia a dia, nem mais nem menos.

Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina e de secreção vaginal?

No exame de urina não interfere se a coleta for realizada com assepsia e o uso de tampão vaginal, para que o medicamento não misture na urina. No caso da secreção a coleta deverá ser feita só após 2 a 3 dias da suspensão do remédio.

Quais os interferentes do exame de PSA (antígeno prostático específico)?

Algumas condições podem elevar transitoriamente o PSA total como: Ejaculação, Retenção urinária, Prostatite, Ciclismo e equitação Toque retal, Massagem prostática etc. Por isso é necessário que se informe com seu médico (a) ou com o laboratório quanto tempo depois deve-se coletar este exame. Dependo das condições a espera para coleta pode variar de 2 à 30 dias.

Porque há orientação para desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer esse exame?

O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se analisa uma possíveç infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com o material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.