H1N1- Características e Exame

 

A gripe causada pelo vírus H1N1 ou Influenza A, é uma doença transmitida de pessoa a pessoa através de secreções respiratórias, principalmente por meio da tosse ou espirro de pessoas infectadas. A transmissão pode ocorrer quando houver contato próximo (aproximadamente um metro), principalmente em locais fechados, com alguém que apresente sintomas de gripe (febre, tosse, coriza nasal, espirros, dores musculares). Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados.

Para proteger as pessoas próximas, cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir. Lave as mãos frequentemente com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar. Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados. Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Caso ocorra transmissão os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após o contato.

O Laboratório Carlos Chagas realiza o teste de detecção e caracterização do vírus H1N1, sendo a técnica preconizada pela Organização Mundial da Saúde.