É uma glândula localizada no pescoço que produz alguns dos hormônios mais importantes para o funcionamento de nosso organismo, o T4 (ou Tiroxina) e o T3. Para que estes hormônios (T4 e T3) sejam produzidos e liberados no sangue e sejam utilizados pelo nosso organismo é necessário de outro hormônio produzido na hipófise (glândula) denominado de TSH.e de Iodo que nós obtemos pela alimentação.

Duas são as principais doenças relacionadas a Tireóide:

Hipotireoidismo: É a deficiência dos hormônios da Tireóide devido a problemas principalmente na Tireóide, que podem ser causados pela presença de auto-anticorpos que “atacam” a Tireóide causando inflamação e diminuição na produção e liberação destes hormônios (T3 e T4). Neste caso para diagnóstico além dos sintomas é necessário as dosagens de T3, T4 e TSH.

Hipertireoidismo: É o excesso dos hormônios da tireóide no sangue devido a problemas principalmente na Tireóide, que podem ser relacionados também a produção de auto-anticorpos que atacam a Tireóide, mas neste caso irão estimular a superprodução dos hormônios da Tireóide.  Para diagnóstico é necessário dosar os hormônios tireoideanos mais o TSH, juntamente com os dados clínicos.